terça-feira, 3 de julho de 2012

União Europeia reduziu ajuda

 Cortes drásticos na ajuda ao desenvolvimento
Data de publicação : 26 Junho 2012 | Por Redactie RNW
Rádio Nederland - Português

 Pela primeira vez desde 2002 os países da União Europeia deram menos dinheiro à ajuda ao desenvolvimento. Quatorze países-membros diminuíram seu apoio financeiro. A Grécia e a Espanha foram os que fizeram cortes mais drásticos em seu orçamento. Com isso, a quantia que os 27 países-membros da UE destinam anualmente a países em desenvolvimento diminuiu em 1,5%, ficando em 50,86 bilhões de euros. São dados da organização ONE num relatório sobre 2011.

Itália e Alemanha deram mais dinheiro à ajuda ao desenvolvimento, mas menos do que haviam proposto. O mesmo aconteceu com França, Suécia e Holanda.

A ONE é uma organização fundada pelo cantor Bono, da banda U2. O diretor da ONE na Europa, Adrian Lovett, disse durante a apresentação do relatório que os cortes na ajuda ao desenvolvimento não ajudarão a Europa a sair da crise econômica. "Ajuda ao desenvolvimento é acessível, também para a Europa. Salvar bancos custa muito mais do que ajudar países em desenvolvimento. Mas os líderes europeus têm que mostrar vontade política”, salientou Lovett.

Na União Europeia, ainda são válidos os acordos concretos. Em 2015, 0,7% do PIB deve ir para a ajuda ao desenvolvimento. Mas muitos países não conseguirão fazer isso. Entre outros, Grécia e Espanha, ambos atingidos fortemente pela crise, diminuíram muito seu orçamento em 2010 e 2011. Particularmente a África está sendo prejudicada com estes cortes.





Em 2011, a Holanda foi um dos poucos países da UE que alcançou a percentagem de 0,7%. Resta saber se isso continuará. Assim como em outros países, a ajuda ao desenvolvimento está em discussão na Holanda. O partido liberal VVD, atualmente no governo, quer há anos diminuir o dinheiro destinado à ajuda ao desenvolvimento e pediu em meados de junho um corte de 3 bilhões de euros. Com isso, 1,4 bilhão iria para a ajuda ao desenvolvimento, em vez de 4 bilhões de euros.

Segundo Lovett, a ajuda a outros países tornou-se mais eficaz nos últimos tempos, “por exemplo, pelo trabalho conjunto com fundos nacionais”. A Holanda, neste aspecto, não vai mal, de acordo com o relatório. Em comparação à média europeia, a Holanda é um pouco mais fechada e menos eficiente com relação a para onde este dinheiro vai. O país também não controla muito bem a maneira como o dinheiro é aplicado.

(Fonte: http://www.rnw.nl/portugues/article/eu-cortes-dr%C3%A1sticos-na-ajuda-ao-desenvolvimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário