terça-feira, 10 de julho de 2012

21º em Fortaleza-CE

Noites mais frias são consequência do inverno no hemisfério sul e aumento na velocidade dos ventos

Os meses de junho e julho têm os registros de temperaturas mais baixas durante à noite, em comparação a outros períodos do ano, devido à chegada do inverno no hemisfério sul. O fenômeno deve durar até agosto. Enquanto a média da temperatura mínima, registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em janeiro, é de 27,4°C, em julho, baixa para 21,8°C.

Segundo o meteorologista da Funceme, José Maria Brabo, as baixas temperaturas ocorrem devido ao início do inverno no hemisfério sul. Nessa época, os raios solares incidem mais no hemisfério norte e, por isso, fica mais frio no sul, principalmente durante a noite. Com isso, as temperaturas mínimas registradas são as mais baixas do ano. "Durante a noite, como estamos no inverno, temos pouca nebulosidade. Assim, a radiação solar se dissipa e, consequentemente, a energia que aquece a temperatura vai embora mais rápido", explicou.

Além disso, José Maria Brabo acrescentou que os ventos começam a soprar mais fortes nesta época do ano. As pessoas que moram em locais mais elevados também podem sentir o ar mais seco do que o habitual. "Todos esses fatores juntos influem no resfriamento e fazem com que a temperatura média desses meses seja baixa. Mais do que nas épocas do ano em que ocorrem chuvas. Como estamos próximos ao Equador, a diferença é pequena", comentou o meteorologista.

Ele acrescentou, ainda, que a temperatura na Capital tende a ficar mais baixa até o mês de agosto, com o ápice sendo em julho. Depois de setembro, o clima vai começar a aquecer.
Verão

José Maria Brabo explicou que a média da temperatura do mês de janeiro é de 27,3°C, em fevereiro diminuiu para 26,7°C e, em julho, é de 25,7°C. Já a média da temperatura mínima durante o verão, no mês de janeiro, é de 27,4°C, em fevereiro, baixa para 23,2°C e, em julho, chega a 21,8°C.

Durante esta época do ano, também é possível que os moradores de Fortaleza vejam a cidade coberta por um nevoeiro. Isso é o resultado das baixas temperaturas do início da manhã e também da umidade do ar.  Este fenômeno acontece em períodos marcados pelas temperaturas mais amenas, como por exemplo, os meses de maio, junho e julho.
(Jornal Diário do Nordeste / 29 de junho de 2012)

(Fonte:http://www.funceme.br/index.php/listanoticias/255-funceme-registra-queda-na-media-das-temperaturas-minimas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário