terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

CCEE cria atendimento especializado
para setores de energia renovável

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica projeta que a capacidade instalada em eólicas deve crescer 205% nos próximos cinco anos O crescimento das fontes renováveis levou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a criar um atendimento especializado voltado para empresas que investem nessas usinas. A instituição projeta, com base nos resultados dos últimos leilões, que a capacidade instalada em eólicas deve crescer 205% nos próximos cinco anos, passando dos atuais 3.384 MW para mais de 11.000 MW, enquanto o número de parques deve saltar de 154 para mais de 460. Em relação à biomassa, a fonte já responde hoje por uma capacidade instalada de 9.712 MW e deve chegar a mais de 10.000 MW, com 228 plantas em operação. No caso da energia solar, no último leilão de energia de reserva foram negociados 31 empreendimentos, representando uma capacidade instalada de 890 MW.

Atendimento especializado
A contratação de usinas dessas fontes em leilões e no mercado livre de energia fez com que 170 empresas, representando 228 empreendimentos, se tornassem associadas da CCEE apenas entre 2013 e 2014. O forte aumento da participação desses agentes na CCEE, que soma 2,8 mil associados - entre geradores, comercializadores, distribuidores e consumidores de energia elétrica - sinalizou para a instituição a necessidade de criar uma carteira temática de atendimento.

“Identificamos a oportunidade de qualificar o apoio a esses agentes por meio de um relacionamento mais próximo e especializado. Não apenas pelo crescimento das renováveis em si, mas também pelas características particulares das operações desses empreendimentos no mercado”, explica Cesar Pereira, gerente executivo de Atendimento ao Mercado da CCEE.

O atendimento contemplará inicialmente nove grupos que atuam no setor, escolhidos por critérios de capacidade instalada e número de usinas em operação cadastradas na CCEE. Os participantes dessa primeira etapa contarão com um gestor especializado em energia renovável para atendê-los no âmbito da CCEE. A expectativa é ganhar agilidade para solucionar questões práticas e aprofundar o conhecimento da CCEE em relação às demandas específicas relacionadas a essas fontes.

As associações que representam os investidores desses segmentos - Associação Brasileira de Energia Eólica - Abeeólica e União da Indústria de Cana-de-Açúcar- Unica- forneceram apoio à CCEE na idealização da novidade e também serão parceiras na capacitação da instituição para prestar esse atendimento personalizado. “A ideia é avaliar os resultados da iniciativa e expandir esse tipo de atendimento de forma gradual, com possibilidade de ampliar o escopo para outros segmentos do mercado”, informa Cesar Pereira.

A área de Atendimento da CCEE realiza uma média de quatro mil atendimentos por mês, prestando auxílio às empresas associadas com relação a todos os assuntos relacionados à comercialização de energia e operações no mercado.

Fonte: JORNAL O POVO
@=> http://www.opovo.com.br/app/economia/2014/12/23/noticiaseconomia,3367275/ccee-cria-atendimento-especializado-para-setores-de-energia-renovavel.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário