quarta-feira, 24 de abril de 2013

SEMINÁRIO SOBRE A CAATINGA

 SEMINÁRIO BIODIVERSIDADE DA CAATINGA

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga (28 de Abril), a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, realizará o Seminário sobre estratégias de divulgação e implementação de experiências bem sucedidas de uso sustentável da biodiversidade da Caatinga, nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília-DF, no auditório do Ministério do Meio Ambiente. Entre os especialistas convidados, Rodrigo Castro, secretario executivo da A Caatinga, falará sobre o trabalho de miliponicultura realizado pela Associação Caatinga no município de Crateús, como experiência bem sucedida de manejo não-madeirado na Caatinga.
O objetivo do seminário é, por meio dos relatos e das discussões do evento, contribuir para uma estratégia de divulgação destas experiências e para a construção de políticas públicas que promovam sua adoção ou adaptação em larga escala.

Fonte: http://www.acaatinga.org.br/index.php/2013/associacao-apresenta-resultados-em-seminario-que-comemora-o-dia-da-caatinga/


################################

Perspectivas para a Caatinga

Evento abordará biodiversidade da Caatinga
Seminário apresentará as experiências bem sucedidas de uso sustentável no bioma que abrange parte do Nordeste e do norte de Minas Gerais
LUCIENE DE ASSIS

É possível alcançar a sustentabilidade e ainda gerar renda a partir do uso sustentável da biodiversidade da Caatinga, apesar dos problemas gerados pelos processos de desertificação, secas e mudanças climáticas. Esses são alguns dos temas da pauta do “Seminário sobre estratégias de divulgação e implementação de experiências bem sucedidas de uso sustentável da biodiversidade da Caatinga”, previsto para os dias 25 e 26 de abril, em Brasília, no auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na 505 Norte, em comemoração ao dia da Caatinga, celebrado no domingo, 28 de abril.

Especialistas em uso sustentável da Caatinga para diversos fins, como pecuária, produtos madeireiros e não madeireiros, criação de abelhas nativas, dentre outros, participam do evento apresentando suas experiências. Representantes de assentamentos e de comunidades produtoras vão mostrar que é possível a convivência do homem com o bioma, extraindo dele suas potencialidades sem destruí-lo. 

EXPERIÊNCIAS

Na abertura do Seminário estarão presentes, entre outros estudiosos do assunto, o chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), Fernando Tatagiba; o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello; e o gerente substituto de Conservação da Biodiversidade da SBF, João Arthur Seyffarth. Na sexta-feira, o secretário da SBF/MMA, Roberto Brandão Cavalcanti, abre os debates com o tema “As estratégias para a conservação e uso sustentável dos biomas brasileiros”.

O objetivo do seminário é contribuir para uma estratégia de divulgação dessas experiências e para a construção de políticas públicas que promovam sua adoção ou adaptação em larga escala, por meio dos relatos e das discussões do evento, a partir dos relatos e das discussões do geradas durante o evento. 

Na manhã da quinta-feira, 25/4, a Câmara dos Deputados realiza audiência pública destinada a debater a utilização do bioma, em comemoração ao dia da Caatinga, considerado um bioma genuinamente brasileiro, abrangendo parte do Nordeste e do norte de Minas Gerais. O secretário da SBF, Roberto Cavalcanti, e o diretor do Departamento de Desertificação do MMA, Francisco Campello, participam da reunião como representantes da ministra Izabella Teixeira.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente



Nenhum comentário:

Postar um comentário