quarta-feira, 24 de abril de 2013

Brics buscam afirmação


Brics buscam afirmação no sistema multilateral
FGV, 23-Abr-2013

No fim do mês passado, em Durban (África do Sul), as potências emergentes do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reafirmaram a intenção de criar um novo banco de desenvolvimento como alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), tendo como foco específico investimentos em infraestrutura. Mas, afinal, que leitura se pode fazer disso? Para Lia Valls, pesquisadora da Área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), a postura do grupo é um indicativo de que esses países querem ser vistos com outros olhos. “Há um debate muito grande de mudança, do equilíbrio de poder no mundo. Os Brics querem criar instituições que correspondam mais a seus objetivos, e junto às quais eles teriam mais flexibilidade. É uma forma desses países atuarem mais dentro dos organismos multilaterais”, avalia. E emenda: “Eles estão dizendo: somos um grupo que atua. Estamos olhando, estamos querendo essa presença no cenário internacional como um todo”.

Lia acredita que, especulações à parte, o novo banco não deva estar restrito a operações junto aos países que formam o Brics. 
“Provavelmente a ideia é que eles possam estender o atendimento a outros países, mesmo porque tanto a China, quanto a África do Sul e o Brasil têm interesses em outras regiões”, pondera. Por trás disso, aponta, está a força da China, que entraria com o maior volume de recursos, cerca de US$ 100 bilhões dos US$ 240 bilhões previstos. “Se o banco for para frente, isso será positivo para todos, especialmente para os chineses, que estão buscando a internacionalização de suas empresas. É importante lembrar que eles têm interesses em recursos na África e na América do Sul, lugares nos quais por vezes enfrentam barreiras. Se eles passam a ser os grandes financiadores de obras de infraestrutura, esse cenário muda”, destaca.

Fonte: http://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumPageId=402880972283E1AA0122841CE9191DD3&lumItemId=8A7C82C53D89C609013E336EB2687E10

Nenhum comentário:

Postar um comentário