quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CENTRAL DE FRUTAS DO CEARÁ


Primeira Central de Frutas do Ceará
é instalada no perímetro Tabuleiros de Russas

O perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, implantado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, na região do baixo Jaguaribe, no Ceará, instalou a primeira Central de Frutas do Ceará. O objetivo é incrementar a comercialização dos produtos cultivados naquele polo hidroagrícola.

Entre as culturas irrigadas, a goiaba, da espécie paluma, desponta como a grande promessa. Além da boa aceitação da fruta no mercado, o cultivo da goiaba tem estimulado os irrigantes a atuarem em conjunto, o que é estimulado pela criação dessa Central – uma entidade de base associativa implantada com ajuda do Sebrae.

A boa produtividade e a força comercial da goiaba elevaram em muito a área cultivada, devendo alcançar 300ha este ano. A Central reúne atualmente 39 produtores de goiaba que estão sendo orientados a criar um calendário de poda para garantir produção o ano inteiro. Os resultados positivos incentivam a criação de uma agroindústria de beneficiamento de polpa da fruta.

Segundo Kling Simões, coordenador de assistência técnica do perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, a agroindústria irá garantir destinação para frutas que seriam descartadas por estarem fora do padrão ou machucadas. A ideia também é beneficiar as várias frutas produzidas no perímetro, como acerola, banana, caju, citros, graviola, mamão, melão, melancia, uva, manga e coco. 
(Fonte: http://www.dnocs.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário