Sabiá – (Mimosa caesalpiniaefolia)
Projeto garante aproveitamento de árvore nativa do Brasil, o sabiá - O sabiá é uma leguminosa nativa do Brasil, que costuma brotar em solos de baixa fertilidade. Esse tipo de planta consegue fixar o nitrogênio do ar, melhorando a qualidade da terra, por isso, sementes melhoradas em laboratório estão sendo utilizadas em projetos de recuperação do solo em áreas de assentamentos no nordeste do Maranhão. Portal G1
Sabiá – (Mimosa caesalpiniaefolia)
Ocorrência – Maranhão e região Nordeste do país até a Bahia
Outros nomes – cebiá, sansão do campo
Características – planta espinhenta com 5 a 8 m de altura, tronco com 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, geralmente com 6 pina opostas, cada uma com 4 a 8 folíolos glabros, de 3 a 8 cm de comprimento. Um Kg de sementes puras contém aproximadamente 22.000 unidades.
Habitat – caatinga
Propagação – sementes
Madeira – pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade, mesmo quando exposta à umidade e enterrada.
Utilidade – madeira muito apropriada para usos externos, como moirões, estacas, esteios e para lenha e carvão. A árvore apresenta as características ornamentais, principalmente pela forma entouceirada que geralmente se apresenta, podendo ser empregada em paisagismo. É também muito utilizada como cerca viva defensiva e quebra ventos. É amplamente cultivada para produção de madeira na Região Nordeste do país.
Como planta tolerante à luz direta e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas.
Florescimento – novembro a março
Frutificação – setembro a novembro
Fontes:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/09/projeto-garante-aproveitamento-de-arvore-nativa-do-brasil-o-sabia.html
http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/sabia-mimosa-caesalpiniaefolia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário