segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Congresso Brasileiro de Conservação


O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza da América Latina. Criado em 1997 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o evento terá sua sétima edição realizada entre 23 e 27 de setembro deste ano, no Centro de Convenções de Natal (RN). Na ocasião, a Associação Caatinga participa do evento com a exposição em banner “Conheça e conserve a Caatinga”.

O tema do VII CBUC é “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”. A partir dessa abordagem, o congresso debaterá a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, focando especialmente nas áreas marinhas e oceânicas.

Participe!
Os interessados em participar do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VII CBUC) já podem se inscrever no evento. Na programação estão inclusos palestras, conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos e também a participação em dois eventos paralelos do VII CBUC: o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a IV Mostra de Conservação da Natureza.

Fonte: http://www.acaatinga.org.br/index.php/2012/associacao-caatinga-participa-do-vii-cbuc-em-natal/

1 MILHÃO DE CASAS


Minha Casa, Minha Vida tem 1 milhão de residências construídas, diz Dilma
Serão 2,4 milhões contratadas até o fim do seu mandato, em 2014, afirma.
Programa de auxílio à moradia terá investimento total de R$ 150 bilhões.
Do G1, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (27) no programa de rádio “Café com a presidenta” que o programa Minha Casa Minha Vida alcançou 1 milhão de residências construídas em agosto.

A presidente explica que a marca faz parte do número de contratos: "Nós estamos construindo 3,4 milhões de moradias: 1 milhão foram contratadas no governo do presidente Lula, e 2,4 milhões estão sendo contratadas no meu governo". Dilma afirma que a meta será atingida até 2014 e que o programa terá investimento de R$ 150 bilhões até então.
Dilma explica que o Minha Casa, Minha Vida atende famílias de três faixas de renda. As famílias que recebem até R$ 1,6 mil por mês têm até 95% do valor do imóvel pago pelo governo, e a prestação da casa não pode passar de 5% da renda da família, ou no mínimo, R$ 25.
Já para as famílias que recebem até R$ 3,1 mil, o governo paga até R$ 23 mil. "Nesta segunda faixa, nós ainda entramos com o dinheiro para reduzir os juros e o valor do seguro, usado nos casos de morte, invalidez ou quando a família perde a sua renda por um período", diz ela.
Para a última faixa, de rendimentos familiares de R$ 3,1 mil a R$ 5 mil, o governo também paga uma parte do seguro.
Famílias que sofreram com deslizamentos e enchentes e tiveram suas casas destruídas são atendidas com prioridade no Minha Casa, Minha Vida, segundo Dilma. A presidente também diz que o programa aquece a economia ao fomentar a produção de materiais de construção para as residências.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/08/minha-casa-minha-vida-tem-1-milhao-de-residencias-construidas-diz-dilma.html

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CENTRAL DE FRUTAS DO CEARÁ


Primeira Central de Frutas do Ceará
é instalada no perímetro Tabuleiros de Russas

O perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, implantado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, na região do baixo Jaguaribe, no Ceará, instalou a primeira Central de Frutas do Ceará. O objetivo é incrementar a comercialização dos produtos cultivados naquele polo hidroagrícola.

Entre as culturas irrigadas, a goiaba, da espécie paluma, desponta como a grande promessa. Além da boa aceitação da fruta no mercado, o cultivo da goiaba tem estimulado os irrigantes a atuarem em conjunto, o que é estimulado pela criação dessa Central – uma entidade de base associativa implantada com ajuda do Sebrae.

A boa produtividade e a força comercial da goiaba elevaram em muito a área cultivada, devendo alcançar 300ha este ano. A Central reúne atualmente 39 produtores de goiaba que estão sendo orientados a criar um calendário de poda para garantir produção o ano inteiro. Os resultados positivos incentivam a criação de uma agroindústria de beneficiamento de polpa da fruta.

Segundo Kling Simões, coordenador de assistência técnica do perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, a agroindústria irá garantir destinação para frutas que seriam descartadas por estarem fora do padrão ou machucadas. A ideia também é beneficiar as várias frutas produzidas no perímetro, como acerola, banana, caju, citros, graviola, mamão, melão, melancia, uva, manga e coco. 
(Fonte: http://www.dnocs.gov.br)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MEC divulga Ideb de 2011


MEC divulga Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011

Mais de 70% dos municípios alcançam meta de qualidade para os anos iniciais do ensino fundamental. Ensino médio piora em nove estados.

Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no País. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o Brasil ficou "na média". É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do ensino fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados ontem (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do País, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta - a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, os resultados dos anos iniciais do ensino fundamental devem ser comemorados. "A gente está acertando a mão. Já sabemos o que fazer [para melhorar a aprendizagem], o que precisamos é intensificar as ações. Já [a fase final do] ensino fundamental é o nó invisível, existem poucas políticas voltadas para essa etapa. E no ensino médio está a crise, não conseguimos evoluir", aponta.

O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência. Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Márcio Costa avalia que os resultados devem ser analisados com cautela. "Eu não asseguraria que esse resultado quer dizer necessariamente que há uma melhoria na qualidade da educação", diz. O pesquisador aponta que os resultados em educação muitas vezes estão conectados a fatores externos à escola, como a condição social dos alunos.

"Um dos fatores mais associados ao desempenho escolar é o nível socioeconômico da população. Com a melhoria de renda que o País vive, é esperado que isso tenha um reflexo na educação, portanto o resultado não necessariamente é fruto da política educacional. Em educação, tudo é um conjunto complexo de fatores", destaca.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os resultados precisam ser comemorados. "Quero parabenizar os professores do Brasil que permitiram no seu trabalho cotidiano que o Brasil alcançasse esse resultado", disse.

O ministro citou três fatores como explicação para a melhoria do Ideb nos anos iniciais. O primeiro seria o ensino fundamental de nove anos, modelo que começou a ser implantado em 2007 e antecipou a entrada das crianças no ensino fundamental dos 7 para os 6 anos de idade. Os outros seriam o aumento dos investimentos em educação e das matrículas na educação infantil. "Outro fator importante é o fortalecimento da cultura da avaliação. Quando você mede e estabelece metas o sistema se move, você estabelece uma perspectiva de melhora e uma ambição de futuro."

Ensino médio piora - Se os dados indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental, os resultados não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.

Mercadante argumentou que "internacionalmente" o ensino médio continua sendo um "grande desafio" para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado. Em algumas redes de ensino, o total de disciplinas chega a 19. "É uma sobrecarga muito grande que não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências", disse.

Outro problema do ensino médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta concentração de matrículas no turno noturno - 30% dos jovens do ensino médio estudam à noite.
Vera Masagão, coordenadora-geral da organização não governamental Ação Educativa, aponta que o ensino médio é um nível subfinanciado. "A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola", disse.


Mercadante não quis comentar os resultados dos estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009. "Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar", disse. O ministro aposta que a educação em tempo integral pode ser uma "grande resposta" para melhorar a qualidade do ensino.

Tricampeão - Pela terceira vez consecutiva, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou a melhor colocação entre as escolas públicas do País no Ideb. O colégio pernambucano tirou nota 8,1 nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A escala varia de zero a 10 e a nota 6 já é considerada excelência em ensino. O resultado do Aplicação foi superior ao de 2009, quando a instituição obteve 8, mas inferior a 2007, com a média de 8,2. A Escola do Recife, ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), ficou com o 5º lugar, com 7,3.

"Aqui, com o suporte das famílias, fazemos com que os alunos pensem, raciocinem. Outro diferencial é qualidade do corpo docente. Cerca de 80% dos nossos professores são mestres e doutores", afirmou o diretor do Aplicação, Alfredo Matos. Para entrar na escola, os candidatos submetem-se a um "vestibulinho", cuja concorrência, muitas vezes, supera a do curso de medicina da UFPE.

O segundo lugar entre as escolas públicas no Ideb ficou com o Colégio Estadual Waldemiro Pita, no Rio de Janeiro, com média 7,8, seguida por uma escola estadual da mesma cidade, a Oscar Batista, que obteve 7,7. O quarto lugar ficou com o Colégio Dom Pedro II, federal do Rio de Janeiro, com Ideb de 7,6,seguido pela Escola do Recife.

A escola pública que mais se destacou nos anos iniciais do ensino fundamental em Pernambuco é a Escola Municipal São Miguel, localizada no município de Quixaba, no Sertão do estado. A unidade alcançou a nota 7,8. No ensino médio, não foram divulgados resultados por escola. Mas Pernambuco avançou na média geral. No Ideb 2011, o estado somou 3,4. No último Ideb, a nota foi 3,3.

Confira os dados por unidade da Federação, municípios e escolas: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download.

Confira o sistema do Ideb de 2011: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

(Jornal da Ciência - SBPC com Agência Brasil e MEC)



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Petrobrás Relatório de Sustentabilidade 2011


Petrobrás lança o Relatório de Sustentabilidade 2011

O Relatório de Sustentabilidade é produzido anualmente com o objetivo de fornecer 
a todos os públicos de interesse da Petrobras informações sobre sua atuação e estratégia voltadas ao desenvolvimento sustentável, além de contribuir na gestão corporativa, ao avaliar o 
desempenho da companhia e identificar oportunidades para melhorias. Esta publicação 
reúne os dados referentes ao exercício de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011 e sucede o 
Relatório de Sustentabilidade 2010.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MINICURSOS IFRN

Projeto Caatinga Viva


Projeto Caatinga Viva, em parceria com a Petrobras Ambiental, abre inscrições para Minicursos
Serão ofertados 03 (três) Minicursos com 40 vagas, púbico alvo são estudantes do IFRN e demais interessados da região como professores, técnicos, além de profissionais de áreas afins que atuam nas ações ambientais na microrregião do Baixo Açu.

No período de 29 a 30 de Agosto, Minicursos com carga horária de 05 (cinco) horas/aula e também realizará uma Visita Técnica no dia 01 de Setembro de 2012. 

Serão ofertados 03 (três) Minicursos com 40 vagas, púbico alvo são estudante do instituto e demais interessados da região como professores, técnicos e além de profissionais de áreas afins que atuam nas ações ambientais na microrregião do Baixo Açu.

Os minicursos realizados serão:

Degradação Ambiental no semiárido brasileiro
Elisângelo Fernandes, ANEA
29 de Agosto  // 07:30 – 12:30 h

Qualidade de aguas naturais e tecnologia de tratamento
Prof. Dr. Marcos Calazans, CAERN
30 de Agosto // 07:30 – 12:30 h

Tecnologia de produção de briquetes
Eng. Agrônomo Auricélio Costa
31 de Agosto  //  07:30 – 12:30 h

No dia 01 de Setembro será realizada uma Visita Técnica com objetivo de identificar os potenciais ambientais da região do Baixo Açu. O local de partida será no IFRN – Campus de Ipanguaçu, horário de partida às 08h e retornando às 12h.

Visita a ETE Pendência  09h00min

Visita técnica a área de produção de capim elefante 09h45min

A inscrição será realizada no portal do IFRN – Campus de Ipanguaçu no período de 01 a 17 de Agosto de 2012, no envio da ficha de inscrição devidamente preenchida. Será disponibilizado o ônibus para realizar o deslocamento dos candidatos do município de Assú até o IFRN – Campus de Ipanguaçu, as 07 e 13 horas.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estágio Voluntário em Educação Ambiental

 
Oportunidade para Estágio Voluntário em Educação Ambiental

A Associação Caatinga, entidade não governamental sem fins lucrativos que trabalha em prol da conservação da Caatinga, abre seleção para estágio voluntário no Programa de Educação Ambiental.

Nº DE VAGAS: 2
CARGA HORÁRIA: 20 horas/semana
PERÍODO: 4 meses, com possibilidade de prorrogação
LOCAL DE TRABALHO: escritório da Associação Caatinga em Fortaleza com disponibilidade de deslocamento para os locais dos projetos.

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO:
Auxiliar no planejamento e execução de atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Associação Caatinga em Fortaleza; acompanhar ações de sensibilização nas escolas e na sociedade em geral para a conservação da Caatinga.

REQUISITOS
Cursar a partir do 5º semestre ou ter graduação na área de biologia, geografia, ciências ambientais ou afim;
Ser comprometido com a causa ambiental e com a conservação da natureza;
Gostar de trabalhar com público jovem;
Dominar programas básicos de informática como Word, Excel, Power Point, Internet;
Trabalhar bem com metas e prazos e em grupo;
Dispor de senso de organização e planejamento;
Ter boa capacidade de comunicação oral.



SOBRE O CALENDÁRIO DE SELEÇÃO
Interessados deverão enviar o seu currículo até 09 de agosto de 2012 para caatinga@acaatinga.org.br. 

Assunto: Vaga para Estágio Voluntário em Educação Ambiental e deverá anexar uma breve carta de apresentação cobrindo os seguintes tópicos: Por que você quer estagiar na Associação Caatinga na área de Educação Ambiental? Conte brevemente sua trajetória de vida. Qual a sua percepção sobre a Caatinga?

O resultado da seleção será divulgado por telefone ou e-mail.

(Fonte: http://www.acaatinga.org.br/index.php/2012/oportunidade-para-estagio-voluntario-em-educacao-ambiental/)

domingo, 5 de agosto de 2012

SABIÁ



Sabiá – (Mimosa caesalpiniaefolia)

Projeto garante aproveitamento de árvore nativa do Brasil, o sabiá - O sabiá é uma leguminosa nativa do Brasil, que costuma brotar em solos de baixa fertilidade. Esse tipo de planta consegue fixar o nitrogênio do ar, melhorando a qualidade da terra, por isso, sementes melhoradas em laboratório estão sendo utilizadas em projetos de recuperação do solo em áreas de assentamentos no nordeste do Maranhão. Portal G1




Sabiá – (Mimosa caesalpiniaefolia)


Ocorrência – Maranhão e região Nordeste do país até a Bahia


Outros nomes – cebiá, sansão do campo


Características – planta espinhenta com 5 a 8 m de altura, tronco com 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, geralmente com 6 pina opostas, cada uma com 4 a 8 folíolos glabros, de 3 a 8 cm de comprimento. Um Kg de sementes puras contém aproximadamente 22.000 unidades.


Habitat – caatinga


Propagação – sementes


Madeira – pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade, mesmo quando exposta à umidade e enterrada.


Utilidade – madeira muito apropriada para usos externos, como moirões, estacas, esteios e para lenha e carvão. A árvore apresenta as características ornamentais, principalmente pela forma entouceirada que geralmente se apresenta, podendo ser empregada em paisagismo. É também muito utilizada como cerca viva defensiva e quebra ventos. É amplamente cultivada para produção de madeira na Região Nordeste do país. 


Como planta tolerante à luz direta e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas.


Florescimento – novembro a março


Frutificação – setembro a novembro


Fontes:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/09/projeto-garante-aproveitamento-de-arvore-nativa-do-brasil-o-sabia.html
http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/sabia-mimosa-caesalpiniaefolia.html

CARNAÚBA


PORTAL DA CARNAÚBA

Conheça o portal


OITICICA


Oiticica
À espera da revitalização

A FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará - publicou na sua revista interessante artigo sobre a oiticica.


"Pouco explorada hoje, apesar de nunca esquecida, a oiticica pode ter seus dias de glória revividos com a onda dos biocombustíveis. A boa nova renasce de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Combustíveis do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por lá, cinco cientistas concluíram um trabalho cujo objetivo é mostrar que a velha amendoeira ainda é capaz de trazer bem mais do que alívio para os dias de sol." Por GEVAN OLIVEIRA / Revista da FIEC


(Fonte: http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/revista/home.php?st=interna2&conteudo_id=34849)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

petróleo na Bacia do Ceará


Petrobras confirma descoberta de petróleo na Bacia do Ceará
 
A Petrobras informou nesta quinta-feira (02) que comprovou descoberta de petróleo em águas profundas na Bacia do Ceará.
O poço em que ocorreu a descoberta (denominado 1-BRSA-1080-CES), conhecido informalmente como Pecém, é operado por um consórcio formado pela Petrobras, com 60% de participação, e pela empresa BP Energy do Brasil Ltda com os demais 40%.
O poço está localizado na costa do Estado, a 76 quilômetros do município de Paracuru, em lâmina d'água de 2.129 metros e com profundidade atual de 4.410 metros.
A estatal informou que a perfuração do poço ocorrerá até os 5.500 metros de profundidade e que a coluna estimada de hidrocarbonetos é da ordem de 290 metros, sendo 140 metros de reservatório.
"O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições permoporosas dos reservatórios encontrados", destacou a companhia.
(Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=342894&modulo=968)